estômago alto

Você sofre ou já sofreu com o estômago alto? Esse é um termo popular usado para descrever a sensação de inchaço e distensão abdominal após uma refeição pesada.

Portanto, se você já teve a necessidade de afrouxar o cinto após uma refeição ou evita certas roupas devido ao inchaço abdominal, saiba que não está sozinho!

Essa condição afeta milhões de pessoas em todo o mundo7 e pode transformar um simples almoço em horas de desconforto. Mas, afinal, o que causa esse problema tão comum e como podemos aliviá-lo? Continue a leitura para descobrir!

Resumo:

  • Embora a indigestão não seja uma doença, o quadro pode afetar a qualidade de vida e interferir na rotina diária1,2.
  • A condição pode exigir exames diagnósticos mais detalhados e tratamento prolongado. Se os sintomas forem frequentes ou houver sinais de alerta (como perda de peso inexplicável ou vômitos persistentes), é importante buscar orientação médica1,2;
  • Alguns chás possuem propriedades digestivas e carminativas que auxiliam na redução do inchaço e aliviam desconfortos gastrointestinais3.

Boa leitura!

Conteúdos relacionados:

O que é estômago alto?

O estômago alto, também conhecido como distensão abdominal, refere-se a um dos sintomas da indigestão (dispepsia). É a sensação incômoda de inchaço e empachamento na parte superior do abdômen que ocorre durante ou após a alimentação1,2.

Além do estômago alto, a condição apresenta outros sintomas como o acúmulo de gases, arrotos, queimação, dor ou desconforto na parte superior do abdômen, sensação de saciedade precoce durante as refeições e plenitude desconfortável1,2.

Embora a indigestão não seja uma doença, o quadro pode afetar a qualidade de vida e interferir na rotina diária1,2.

Quais são os tipos de indigestão?

A condição pode se apresentar em dois tipos: aguda ou recorrente. A diferença está, principalmente, na duração e frequência dos sintomas1,2.

Dispepsia aguda

Ocorre de forma súbita e geralmente se associa a uma causa identificável, como1,2:

  • excesso alimentar;
  • ingestão de alimentos gordurosos, picantes ou bebidas alcoólicas;
  • uso de medicamentos irritantes para a mucosa gástrica, como anti-inflamatórios;
  • infecção gastrointestinal.

Os sintomas costumam desaparecer em poucos dias, após a eliminação do fator desencadeante1,2.

Dispepsia recorrente (ou crônica)

Persiste por mais de 3 meses e pode ser intermitente ou contínua. Geralmente está relacionada a condições mais complexas, como1,2:

  • doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
  • processos anormais relacionados à produção excessiva de ácido gástrico;
  • infecção por Helicobacter pylori;
  • disfunções gástricas, como dispepsia funcional;
  • distúrbios psicológicos, como estresse e ansiedade.

Pode exigir exames diagnósticos mais detalhados e tratamento prolongado. Se os sintomas forem frequentes ou houver sinais de alerta (como perda de peso inexplicável ou vômitos persistentes), é importante buscar orientação médica1,2.

Como diminuir o estômago alto em relação aos hábitos alimentares?

Para reduzir a sensação incômoda do estômago alto e outros sintomas da indigestão, algumas mudanças nos hábitos diários podem ser eficazes. Vejam os principais nos tópicos abaixo1,2.

  • Fracionar as refeições: comer em menores quantidades ao longo do dia facilita a digestão e evita a sobrecarga do estômago1,2.
  • Mastigar lentamente: a digestão começa na boca, e mastigar bem os alimentos ajuda na absorção de nutrientes e reduz a produção de gases1,2.
  • Evitar alimentos que fermentam no estômago: alguns alimentos, como feijão, repolho, brócolis e cebola, podem causar fermentação excessiva e aumentar a sensação de estufamento1,2.
  • Praticar atividades físicas leves: caminhadas e alongamentos estimulam o trato digestivo, ajudando a reduzir o desconforto1,2.
  • Evitar bebidas durante as refeições: beber líquidos enquanto se alimenta pode diluir os sucos digestivos, dificultando o processo digestivo1,2.

Outra forma de reduzir ou evitar o estômago alto e outros sintomas da má digestão, é fazer refeições com alimentos de fácil digestão. A seguir, confira as alternativas que podem auxiliar na digestão e minimizar o desconforto abdominal3.

  • Mamão: facilita a digestão de proteínas, por ser rico em papaína (enzima).
  • Abacaxi: contém bromelina e auxilia na quebra de alimentos e reduz a inflamação.
  • Iogurtes probióticos: melhoram a flora intestinal e reduzem a formação de gases.
  • Alimentos ricos em fibras solúveis: como aveia e chia, ajudam na regulação do intestino.

Quais chás para estômago alto promovem alívio?

Além de alimentos, alguns chás possuem propriedades digestivas e carminativas, que auxiliam na redução do inchaço e aliviam demais desconfortos gastrointestinais. Veja abaixo os mais eficazes para aliviar o estômago alto e outros sintomas da má digestão3.

  • Chá de hortelã: facilita a digestão, reduz a produção de gases e alivia cólicas intestinais3.
  • Chá de camomila: possui ação anti-inflamatória, calmante para o trato digestivo e ajuda no relaxamento do sistema nervoso, o que reduz o estresse que pode impactar a digestão3.
  • Chá de erva-doce: reduz a formação de gases, alivia cólicas intestinais e melhora a motilidade digestiva3.
  • Chá de gengibre: estimula a digestão, reduz náuseas e possui ação anti-inflamatória que pode auxiliar no alívio de sintomas, como o estômago alto3.
  • Chá de boldo: conhecido por sua ação estimulante sobre a bile, auxilia na digestão de gorduras e evita a sensação de peso3.
  • Chá de alecrim: possui propriedades antioxidantes e digestivas que ajudam a aliviar cólicas e inchaço abdominal3.

Lembre-se de que chás, embora naturais, podem levar a eventos adversos. Além disso, é importante ressaltar que, em casos de desconforto persistente, sempre é importante buscar orientação médica para avaliar a necessidade de medicamentos e evitar complicações gastrointestinais1,2.

O que é bom para estômago alto entre os medicamentos?

O tratamento da indigestão pode envolver o uso de diversos medicamentos que reduzem ou neutralizam a acidez gástrico, como antiácidos. Dessa forma proporcionam alívio rápido, mas sem tratar a causa subjacente da indigestão5.

Como mencionamos, procure atendimento médico para que você obtenha o tratamento adequado, quanto ao uso de medicamentos 1,2.

Alívio para sintomas como o estômago alto? Estomazil!

Se você busca alívio para sintomas da indigestão, uma excelente opção é Estomazil Sachê.

Essa alternativa de antiácido age localmente no estômago e neutraliza o excesso de ácido. Sua combinação de ingredientes, como bicarbonato de sódio e carbonato de cálcio, trabalha em sinergia para aliviar rapidamente os sintomas6.

Para utilizar esse medicamento, dissolva-o em água, aguarde completa efervescência  e tome, por via oral. Rapidamente o remédio é absorvido pelo corpo e oferece alívio  ao neutralizar o pH do suco gástrico6.

Acesse o site e veja onde encontrar Estomazil Sachê nas principais farmácias físicas e online de todo o Brasil!

 

Estomazil. Pó efervescente. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. Referência consultada: Bula do produto Estomazil. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2025.

Saiba mais sobre Pó Efervescente

Sobre o autor

Estomazil

Estomazil possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

1 - Gotfried J. Indigestão [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2024. Available from: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/sintomas-de-dist%C3%BArbios-digestivos/indigest%C3%A3o#Causas_v1533650_pt. Acesso em Junho/2025


2 - Symptoms & Causes of Indigestion | NIDDK [Internet]. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Available from: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/indigestion-dyspepsia/symptoms-causes. Acesso em Junho/2025


3 - NHS. Good foods to help your digestion. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/digestive-health/good-foods-to-help-your-digestion/. Acesso em janeiro/2025.


4 - Huda H, Majid A, Chen Y, Adnan M, Syed Amir Ashraf, Roszko M, et al. Exploring the ancient roots and modern global brews of tea and herbal beverages: A comprehensive review of origins, types, health benefits, market dynamics, and future trends. Food Science & Nutrition. 2024 Jul 21. Acesso em Junho/2025.


5 - Vakil N. Medicamentos para o tratamento da acidez gástrica [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2023 [cited 2025 Feb 22]. Available from: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastrite-e-%C3%BAlcera-p%C3%A9ptica/medicamentos-para-o-tratamento-da-acidez-g%C3%A1strica?query=tratamento%20medicamentoso%20da%20acidez%20g%C3%A1strica. Acesso em Junho/2025.


6 - Bula do produto Estomazil Sachê [Internet]. Estomazil. 2020. Disponível em: https://www.estomazil.com.br/estomazil-sache. Acesso em Junho/2025.


7 - OMS. 29/5 – Dia Mundial da Saúde Digestiva | Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Saude.gov.br. 2020. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva/. Acesso em Junho/2025.


Família Estomazil

Embalagem Estomazil Pó Efervescente

Estomazil Pó Efervescente

Sachê 5g Sabor Abacaxi

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Leite de Magnésia Estomazil

Leite de Magnésia Estomazil

Suspensão Líquida 100mL

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Estomazil Pastilhas

Estomazil Pastilhas

Pastilhas

Onde encontrar Saiba mais