
Bateu um desconforto na barriga, mas não sabe o que é bom para dor de estômago? Calma, você clicou no artigo certo!
A dor de estômago é um sintoma comum a várias doenças gastrointestinais e pode ser um sinal agudo e passageiro ou causar episódios frequentes ¹.
Por isso, observar, manejar e tratar com orientação médica, quando necessário, é a melhor estratégia para evitar que um problema de saúde evolua ¹.
Continue a leitura para conhecer as principais causas e entender como acabar com a dor no estômago.
Resumo
- A dor no estômago é um desconforto abdominal localizado na região superior, podendo ser causada por má digestão, gastrite, refluxo, úlceras, estresse ou alimentação inadequada. Excesso de álcool, uso de medicamentos e infecções também contribuem 1, 2.
- O que é bom para dor de estômago? Recomenda-se descanso, hidratação, alimentação leve, evitar alimentos gordurosos e irritantes, e usar antiácidos ou analgésicos leves, conforme orientação médica. Chá de camomila ou hortelã também podem ajudar no alívio 3, 4.
- Você deve procurar um médico em caso de dor intensa, persistente, acompanhada de vômitos com sangue, fezes escuras, perda de peso inexplicável ou dificuldade para engolir. Esses sinais podem indicar doenças graves e exigem avaliação imediata 5, 6.
Conteúdos relacionados
- Limão é bom para queimação no estômago? Como a fruta age?
- Azia noturna: o que pode ser e como aliviar o sintoma?
- Para que serve Estomazil? Quais sintomas pode tratar?
O que é dor no estômago?
A dor no estômago é um sintoma que atinge a parte superior do abdômen e tem relação com diversos distúrbios gastrointestinais, como gastrite, úlcera péptica e gástrica, refluxo e gastroenterite. Outros sinais que podem acompanhar esse desconforto são dor aguda e intensa com variação da pressão, sudorese, confusão mental e inchaço no abdômen ².
Esses são sinais de alerta para ir direto ao atendimento de emergência. Quando o sintoma não progride rapidamente, o tratamento caseiro ajuda a manejar o sintoma e aliviá-lo com segurança ².
Quais são as causas para dor no estômago?
As principais causas para a dor no estômago são 3-6:
- gastrite;
- gastroenterite;
- má digestão;
- pancreatite aguda;
- refluxo;
- úlcera gástrica;
- uso constante de anti-inflamatórios.
Gastrite
A gastrite é uma causa frequente e bastante comum para dor de estômago. A infecção pela bactéria H. pylori, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o uso constante de medicamentos inflamam a mucosa gástrica, o que dificulta a digestão ³.
Além da dor, o quadro causa eructações frequentes, náusea e mal-estar. O tratamento inclui medicamentos e alterações profundas na dieta ³.
Gastroenterite
A gastroenterite afeta estômago e intestino e causa dor abdominal, diarreia, dor de cabeça e vômito. Os principais agentes responsáveis pela inflamação são vírus, bactérias e intoxicações alimentares 4.
O quadro é passageiro e tratado em casa com hidratação (água e soro caseiro), remédio e alimentação leve 4.
Má digestão
A má digestão causa dor de estômago, principalmente após refeições fartas, o que dilata a barriga e dificulta a digestão 5.
O excesso de alimento irrita a mucosa estomacal e causa inchaço abdominal, refluxo e gases. O sintoma passa em poucas horas, mas sentir esse desconforto frequentemente é um sinal de alerta 5.
Refluxo ácido
Além de dor no estômago, o refluxo ácido causa queimação e regurgitação, pois o conteúdo gástrico (rico em ácido) retorna para o esôfago e deixa um gosto amargo na boca 6.
A condição tem tratamento, feito com medicamentos prescritos por um médico e mudanças na rotina alimentar 6.
Uso constante de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
O uso frequente de anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, sensibiliza a parede interna do estômago e diminui a proteção natural contra o ácido gástrico 6.
Por isso, é fundamental ter cuidado ao usar esse tipo de remédio, evitar a automedicação por longos períodos e ingerir antes ou depois de uma refeição 6.
Úlcera gástrica
A úlcera gástrica surge da complicação de quadros de gastrite e infecção por H. pylori sem tratamento. A dor de estômago é forte e acompanhada de queimação e sensação de fome, mesmo alimentado 6.
O desconforto aumenta 2 horas após a alimentação ou após muitas horas de estômago vazio, como pela manhã. O tratamento inclui remédio e ajustes na dieta 6.
Pancreatite aguda
Nos casos de pancreatite aguda, a dor de estômago irradia para as costas. O sintoma é mais intenso, o que chama atenção principalmente quando associado a sintomas como perda de peso sem motivo aparente e amarelamento da pele e do branco dos olhos 6.
O que é bom para dor de estômago?
Confira 5 dicas sobre o que é bom para dor de estômago 8-12:
- Fazer refeições leves: a alimentação seguinte a um episódio de dor deve ser leve (alimentos cozidos e grelhados), com pouca gordura e rica em fibras.
- Reforçar a hidratação: beber bastante água é um hábito importante, pois ajuda na digestão e absorção de fibras, melhora o trânsito intestinal e previne a desidratação.
- Massagear o abdômen: fazer uma massagem leve na região abdominal é bom para dor de estômago. Faça movimentos circulares da direita para a esquerda, sentido do trânsito intestinal, sem usar a força.
- Beber chá anti-inflamatório: os chás de plantas com propriedades anti-inflamatórias, como camomila, hortelã e manjericão, auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino.
- Relaxar com uma compressa de água quente: uma bolsa ou toalha quente relaxa a musculatura abdominal. Evite o contato direto com a pele para não se queimar.
Como obter alívio para dor de estômago rapidamente?
Você pode ter alívio para dor de estômago ao se deitar de costas na cama ou em um tapete de ioga e dobrar as pernas até o joelho alcançar o peito. Mantenha a posição por alguns segundos e balance o corpo de um lado para o outro 7.
Essa posição reduz a pressão no estômago, libera o excesso de gases e minimiza a dor 7.
Por que sentimos queimação no estômago?
A queimação no estômago é um sintoma geralmente associado ao refluxo ácido, quando o suco gástrico sobe para o esôfago, causando a sensação de ardência. O desconforto ocorre por diferentes motivos: má alimentação, consumo excessivo de frituras, café, álcool e refrigerantes, tabagismo, estresse, ansiedade e refeições muito volumosas 1, 2.
Condições, como gastrite, úlcera e hérnia de hiato, podem agravar a queimação. Trata-se de um sintoma que pode variar em intensidade e frequência, dependendo do estilo de vida e da saúde digestiva da pessoa 1, 2.
Quando se preocupar com dor no estômago?
Embora a dor no estômago muitas vezes seja consequência de má digestão ou excesso alimentar, alguns sinais exigem atenção médica, como 1, 2:
- dor é persistente e intensa;
- vômito com sangue;
- fezes escuras;
- perda de peso sem explicação;
- febre;
- dificuldade para engolir.
Esses sinais podem indicar problemas mais sérios, como úlcera, gastrite avançada ou câncer gástrico 1, 2.
O que evitar comer durante dor de estômago?
Durante uma crise de dor no estômago, é fundamental adotar uma dieta leve. Você deve evitar alimentos gordurosos, frituras, embutidos, pimenta, café, álcool, refrigerantes e comidas muito temperadas, pois irritam a mucosa gástrica e aumentam a acidez. Chocolate, molhos industrializados e alimentos ultraprocessados também podem piorar o desconforto 6, 8.
O ideal é optar por refeições leves, com sopas, frutas não ácidas, legumes cozidos e chás calmantes, como camomila. Comer em pequenas porções e mastigar bem os alimentos ajuda a reduzir a pressão no estômago e facilita a digestão 6, 8.
Onde dói o estômago?
A dor estomacal costuma ser sentida na parte superior do abdômen, logo abaixo do osso esterno, na "boca do estômago". Pode se manifestar como pressão, peso ou queimação e, em alguns casos, irradiar para o peito ou costas. A localização ajuda a diferenciar se o problema está no estômago, esôfago, pâncreas ou vesícula 1, 2.
Identificar o local exato da dor, sua intensidade e os sintomas associados é essencial para um diagnóstico correto e para definir o tratamento adequado com o médico 1, 2.
Como acabar com a dor no estômago?
Os tipos de remédio para acabar com dor no estômago indicados pelos médicos são antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos (nos casos de infecção bacteriana). Outras categorias utilizadas no tratamento são antiácidos, inibidores da bomba de prótons, anti-histamínicos H2 e procinéticos 6.
Definir o que é bom para dor de estômago, no que se refere a medicamentos, depende da causa e de uma avaliação profissional. Então, se o sintoma for frequente ou se manifestar com outros desconfortos, procure orientação médica para investigar a origem do problema 6.
Estomazil serve para azia e má digestão?
Estomazil pode ser uma alternativa para quem quer saber o que é bom para dor de estômago, desde que o desconforto esteja relacionado à azia e má digestão. Isso porque o antiácido não tem ação analgésica e, portanto, não age direto na dor 13.
O medicamento promove o alívio do mal-estar por meio da neutralização do ácido gástrico, devido à solubilidade do bicarbonato de sódio presente na fórmula 13.
Quer uma solução para ter sempre à mão? Conheça Estomazil sachê e utilize sob orientação profissional.
Estomazil. Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.
Sobre o autor
Estomazil
Estomazil possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.