Bicarbonato de sódio: por que é eficaz contra a azia?

O bicarbonato de sódio é um tipo de sal encontrado em fermentos, cremes dentais e efervescentes. Disponível tanto em pó como em granulado cristalino, essa substância química pode ser dissolvida em água para liberar dióxido de carbono e formar uma solução alcalina ¹.

Por essas características, é um componente muito usado em antiácidos. Esses medicamentos levemente alcalinos podem neutralizar o excesso de acidez estomacal. Consequentemente, aliviam sintomas de azia, queimação e má digestão ¹.

Neste post, explicaremos para que serve o bicarbonato de sódio, como tomá-lo para azia e seus principais benefícios.

Resumo

  • O bicarbonato de sódio é um composto químico alcalino encontrado como pó branco cristalino. É solúvel em água e amplamente utilizado na culinária, limpeza e como antiácido ¹.
  • A substância serve para neutralizar ácidos, auxiliar na fermentação de massas, limpar superfícies, eliminar odores e aliviar sintomas de azia e má digestão. Também é útil em cuidados pessoais, como esfoliante suave ou enxaguante bucal caseiro ².
  • Os benefícios incluem alívio rápido da acidez estomacal, versatilidade como produto de limpeza, remoção de odores, auxílio na higiene bucal e ação esfoliante suave. Além disso, pode ser utilizado como recurso emergencial em algumas situações médicas, sob orientação profissional ².
  • O uso oral não é recomendado para pessoas com hipertensão, problemas renais, retenção de líquidos ou alcalose metabólica. Também deve ser evitado por gestantes sem orientação médica. O uso excessivo pode causar desequilíbrios eletrolíticos e outros efeitos adversos ³.
  • Ao tomar bicarbonato de sódio para azia, como após refeições pesadas, você deve diluir meia colher de chá em um copo de água e ingerir lentamente. O uso deve ser ocasional e não substitui o acompanhamento médico. É importante não exceder doses diárias recomendadas para evitar efeitos colaterais 4.

Conteúdos relacionados

O que é bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um composto químico, classificado como sal, muito útil para aliviar azia, acidez estomacal, indigestão e outros sintomas comuns em problemas gástricos 1, 3.

Nesse contexto, pertence à classe dos antiácidos, medicamentos alcalinos com potencial para neutralizar o ácido do sistema digestivo 1, 3.

Capaz de fornecer alívio rápido e eficaz, seu uso é muito indicado no tratamento de quadros agudos e por períodos limitados ².

O consumo por vários dias seguidos é contraindicado, já que a substância é absorvida na corrente sanguínea e pode deixar o sangue excessivamente alcalino 2.

Nessas condições, os efeitos adversos incluem dor de cabeça, fraqueza e náusea. Além disso, a concentração de sódio pode ser muito alta para pacientes com hipertensão, insuficiência cardíaca ou outro quadro de saúde que exija moderação na ingestão de sais ¹.

Qual a diferença entre sal e bicarbonato?

O bicarbonato é composto por sódio (Na) e hidrogenocarbonato (HCO3). O sal de cozinha, que recebe a mesma classificação, é o cloreto de sódio (NaCl) ¹.

A diferença é que o bicarbonato pode produzir mais gases (dióxido de carbono) ao reagir com outras substâncias. Além disso, o seu sabor não é tão salgado quanto o do cloreto de sódio ¹.

Quimicamente, ambos são classificados como sais, pois são formados por um ácido e uma base, ligados atomicamente por meio de íons ¹.

Em que o bicarbonato é utilizado?

Esse composto é amplamente utilizado na indústria alimentícia, farmacêutica e até de equipamentos de segurança. Está presente em bolos, pães, refrigerantes, antiácidos, comprimidos efervescentes e é um reagente comum para extintores de incêndio ¹.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio serve para neutralizar o ácido do estômago, bem como aliviar sintomas de azia e indigestão. Em cenários adicionais, participa do tratamento da acidose metabólica relacionada a doenças renais, diabetes não controlada, insuficiência circulatória em casos graves de desidratação, entre outros 1, 2.

Curiosamente, o bicarbonato é utilizado em uma série de produtos, como pastas de dente que aproveitam o potencial esfoliante do composto para combater a placa e clarear o esmalte dentário ¹.

Benefícios do bicarbonato de sódio

De certo modo, seus efeitos ainda não foram totalmente compreendidos e provados. Mesmo assim, é relevante apontar possíveis vantagens, com base em alternativas exploradas juntamente por médicos e pacientes ³.

1. Antiácido rápido e eficaz

Para começar, o benefício como antiácido é indiscutível. Presente em diversos medicamentos considerados seguros e eficazes, o uso via oral consegue aliviar rapidamente os sintomas de dispepsia e indigestão ¹.

Geralmente, a orientação de como tomar bicarbonato de sódio para azia consiste em dissolver uma quantidade específica do composto em água, conforme a dosagem indicada para cada paciente ¹.

2. Alcalinização da urina

Os médicos podem receitar dosagens específicas para tratamentos de distúrbios renais diversos. Em geral, seu uso ocorre quando a terapia de reações hemolíticas exige a alcalinização da urina para reduzir a ação nefrotóxica de células vermelhas ³.

Além disso, serve para elevar o pH urinário e aumentar a solubilidade de ácidos fracos, em especial o ácido úrico, a cistina e as sulfonamidas ³.

3. Tratamento do refluxo gastroesofágico e úlceras

Associado ao potencial antiácido, o bicarbonato pode auxiliar no tratamento do refluxo gastroesofágico. Combinado ao omeprazol, o composto se mostra eficaz na redução da acidez presente no trato digestivo quando o conteúdo do estômago não fica contido 4.

O índice de resultados positivos chegou a 81,1%, ligeiramente superior ao de 75,2%, obtido pela administração isolada dos inibidores da bomba de prótons 4.

Outra pesquisa avaliou a ação de omeprazol e bicarbonato para o tratamento de úlceras e esofagite erosiva após refluxo 4.

Nesse cenário, cerca de 88% dos pacientes que receberam o tratamento foram curados ou apresentaram melhora significativa 4.

Análises sistematizadas apontam que, comparado ao omeprazol como ativo único, a interação de bicarbonato de sódio e omeprazol pode fazer efeito mais rápido. Assim, além de funcional e eficaz, há a possibilidade de antecipar o início de ação do medicamento 4.

4. Ganho de desempenho atlético

Estudos recentes sugerem que o consumo oral de pequenas quantidades de bicarbonato pode aumentar o desempenho atlético ao reduzir a acidose durante os exercícios. Essa possibilidade ainda é controversa e demanda estudos adicionais 5.

Os resultados flutuam muito de uma pesquisa para outra. Fatores, como o tempo das sessões e sprints, o porte atlético dos participantes, a dosagem suplementada e os elementos complementares, podem ter influenciado os números 5.

5. Combate à gengivite

O bicarbonato é encontrado em cremes dentais e pode ser usado em tratamentos odontológicos profissionais. Além disso, o dentista pode recomendar que seja aplicado como enxaguante bucal 1, 2.

A substância apresenta baixa abrasividade e propriedades bactericidas. Desse modo, ao preparar a solução em água, poderá fazer bochechos e investir na limpeza oral 1, 2.

O composto ajuda a prevenir e combater a gengivite, participa da remoção de placa e serve como antisséptico bucal extremamente acessível 1, 2.

Quando não é recomendado tomar bicarbonato?

Além da possibilidade de efeitos colaterais, como dor de estômago, fadiga, boca seca e aumento da frequência urinária, por ser um tipo de sal, o composto afeta a saúde cardiovascular. Dessa forma, é contraindicado no caso de ¹:

  • hipertensão;
  • problemas cardíacos conhecidos;
  • dieta com baixos níveis de sódio;
  • distúrbios hepáticos;
  • distúrbios renais;
  • gravidez;
  • crianças.

Como tomar bicarbonato de sódio para azia?

O uso desse composto deve ser pontual e não substitui a orientação médica, especialmente se a azia for frequente ou intensa. Dito isso, o passo a passo de como tomar bicarbonato de sódio para azia consiste em ¹:

  • dissolva meia colher de chá (aproximadamente 2 a 2,5 gramas) de bicarbonato em um copo de água com cerca de 200 a 250 ml;
  • mexa bem até que o pó se dissolva completamente;
  • beba devagar, em pequenos goles.

Em geral, os sintomas melhoram em até 15 minutos. Porém, não repita a dose em menos de quatro horas e não ultrapasse duas ou três tomadas por dia. O uso contínuo por mais de dois ou três dias não é indicado ¹.

O bicarbonato contém sódio, o que pode ser um problema para quem tem pressão alta, insuficiência cardíaca ou restrição de sal ².

Pessoas com doenças renais, gestantes, crianças e quem toma medicamentos de uso contínuo também devem evitar o consumo sem liberação médica ².

Por fim, vale lembrar: se a azia é constante, o bicarbonato pode até ajudar momentaneamente, mas o ideal é investigar a causa e buscar um tratamento definitivo com um médico para evitar complicações ².

Estomazil tem bicarbonato de sódio para azia?

Estomazil pode ser seu aliado contra a azia. O pó efervescente contém bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. A ação é rápida no combate à queimação e indigestão 6.

Sua versão em sachê é ideal para quem precisa de alívio imediato no trabalho, em viagens ou mesmo em casa. Basta dissolver em um copo de água e beber em seguida para sentir os efeitos quase instantaneamente 6.

Estomazil está sempre à mão para garantir bem-estar e conforto digestivo no seu dia a dia 6.

Estomazil. Pó efervescente. Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.

Saiba mais sobre Pó Efervescente

Sobre o autor

Estomazil

Estomazil possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

Família Estomazil

Embalagem Estomazil Pó Efervescente

Estomazil Pó Efervescente

Sachê 5g Sabor Abacaxi

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Leite de Magnésia Estomazil

Leite de Magnésia Estomazil

Suspensão Líquida 100mL

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Estomazil Pastilhas

Estomazil Pastilhas

Pastilhas

Onde encontrar Saiba mais