
Sabia que Estomazil pastilhas auxilia no tratamento dos sintomas da má digestão?
Quanto maior a quantidade de comida no estômago, mais demorado é o processo digestivo, principalmente quando comemos muito em pouco tempo1. Porém, nada de culpa por aproveitar a liberdade de saborear o que gosta.
Continue no artigo e entenda para que serve Estomazil pastilhas, como tomar, a composição, orientações da bula e onde comprar.
Resumo:
- Estomazil pastilhas serve para alívio rápido dos sintomas digestivos, como azia, má digestão, queimação e dor de estômago2.
- A forma correta de uso é mastigar de um a dois comprimidos de 30 minutos a 1 hora após as refeições2.
- O medicamento tem três antiácidos — carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio — que neutralizam a acidez gástrica2.
Boa leitura!
Para que serve Estomazil pastilhas?
Estomazil pastilhas serve para aliviar desconfortos digestivos, como acidez estomacal, azia, má digestão, dor na boca do estômago, queimação e esofagite péptica (inflamação do esôfago devido a refluxos)2.
Esses sintomas podem aparecer após uma tarde em uma feira gastronômica, experimentar uma comida típica e até depois do almoço de domingo com a família.
A azia, por exemplo, é um desconforto comum e de baixa gravidade, que afeta de 10% a 48% da população. A sensação é de uma queimação, que sobe da região abaixo do peito e provoca ardência na garganta e gosto amargo na boca3.
O sintoma se relaciona com o tipo de alimentação. Então, algumas pessoas podem ter mais sensibilidade que outras a alimentos para azia quando consomem:
- alimentos gordurosos3;
- condimentos artificiais3;
- alimentos industrializados3;
- suco de frutas ácidas (limão, acerola e uva, por exemplo)3;
- bebidas alcoólicas3;
- leite3.
Observar os efeitos de cada alimento após o consumo, ajuda na seleção do que evitar nas refeições3.
O volume de comida e a quantidade de gordura influenciam bastante a frequência e intensidade da azia e demais sintomas. Por isso, repare quando acontece, o que teve de diferente e, se a sensação persistir (mais de uma semana), consulte um médico3.
Como tomar Estomazil pastilhas corretamente?
Mastigue de um a dois comprimidos mastigáveis de cada vez, 30 minutos à 1 hora após as refeições e ao se deitar. A dose máxima recomendada é de 10 unidades por dia. Por isso, não ultrapasse essa quantidade. O período de uso máximo recomendado do medicamento é de duas semanas2.
Em caso de dúvidas sobre como tomar, procure orientação do farmacêutico. Agora, se os sintomas não desaparecerem, procure orientação médica para descartar doenças que causam azia e má digestão persistentes, como refluxo e gastrite2,3.
As pastilhas de Estomazil contêm uma associação de antiácidos que combate a hiperacidez gástrica e os desconfortos de ordem gastroduodenal, causados pelo aumento da acidez2.
Dessa forma, neutraliza a pH e protege a mucosa gastroduodenal (esôfago e estômago) de possíveis danos2.
Além do consumo ser prático, a eficácia de Estomazil pastilhas é imediata, uma vez que reage rapidamente e inibe a ação dos ácidos do estômago2.
Qual a composição das pastilhas de Estomazil?
As pastilhas de Estomazil contém:
- 230 mg de carbonato de cálcio2;
- 141,47 mg de hidróxido de alumínio2;
- 185 mg de hidróxido de magnésio2.
Para melhorar a experiência de consumo, os comprimidos têm três sabores: limão, menta e abacaxi. Os três antiácidos da fórmula auxiliam no alívio da azia e má digestão2.
Em contato com o ácido clorídrico no estômago ou esôfago, o carbonato de cálcio reage e forma cloreto de cálcio (sal), água e dióxido de carbono (gás)4.
O hidróxido de alumínio também neutraliza o ácido clorídrico, componente do suco gástrico. A reação produz cloreto de alumínio (sal) e água5.
Por fim, o hidróxido de magnésio não se dissolve na água e, em contato com o ácido clorídrico, produz cloreto de magnésio6.
Importância da bula de Estomazil para uso adequado
Por exemplo, as pastilhas são contraindicadas para pacientes com insuficiência renal e menores de 2 anos. Idosos devem usar com cautela, assim como pessoas em dietas com restrição de sódio, insuficiência cardíaca, edema ou doença hepática grave2.
Já as grávidas não devem consumir Estomazil pastilhas sem orientação médica2.
Os efeitos colaterais aparecem associados ao uso excessivo do medicamento e a pacientes que apresentam alguma deficiência no sistema renal2. As reações comuns que ocorrem entre 1% e 10% dos casos são:
- constipação (prisão de ventre)2;
- desidratação (água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo)2;
- distensão gástrica (soluço, refluxo)2;
- dor abdominal2;
- eructação (arrotos)2;
- flatulência (gases)2;
- hipersecreção gástrica (aumento da secreção gástrica)2;
- náuseas2;
- obstrução do trato gastrintestinal ou diarreia2;
- rebote ácido (reincidência do incômodo)2;
- retenção de líquidos ou diurese (aumento da produção de urina)2;
- retenção de sódio2;
- vômitos2.
Siga corretamente o modo de usar, e caso os sintomas não desapareçam, procure orientação médica2.
Quantos Estomazil posso tomar por dia?
Conforme a bula, o máximo que uma pessoa pode tomar de Estomazil pastilhas são 10 comprimidos mastigáveis, divididos em doses de uma a duas unidades, de 30 minutos a uma hora após as refeições e ao se deitar. Além disso, o tempo máximo recomendado para uso é de duas semanas2.
Onde comprar Estomazil pastilhas?
Agora que você sabe tudo sobre Estomazil pastilhas, com certeza, quer saber onde comprar para ter seus comprimidos mastigáveis, certo?
A resposta é simples: dá para comprar em farmácias físicas ou on-line confiáveis de todo Brasil. É só chegar e perguntar ao farmacêutico!
Estomazil Pastilhas. carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio. Indicações: tratamento da acidez estomacal, dor de estômago, indigestão, epigastralgia, queimação, azia, má digestão e esofagite péptica. MS 1.7817.0094. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2024.